Perguntas Freqüentes

Home / Perguntas Freqüentes

PerguntaPara o melhor contato com todos, a Élis Administradora de Condomínios resolveu criar este campo em nosso site para a prévia solução de perguntas freqüentes que recebemos em nosso dia-a-dia. 

 

TEMA: PORTAL ONLINE DO CONDOMÍNIO

 

Como encontro meu Identificador??

Resp: Os identificadores são individuais para proprietários e inquilinos. Você o encontrará em seu boleto de pagamento da Taxa de Condomínio Mensal conforme apresentado AQUI. 

p.s: Caso não apresente seu identificador em seu boleto de pagamento, solicitamos que entre em contato com seu síndico para contratação do serviço a seu condomínio. 

 

Esqueci minha senha de acesso, e agora?? 

Resp: Para resgatar sua senha de acesso, envie um e-mail para sac@elisonline.com.br com as informações de Condomínio e Unidade que estaremos retornando com uma nova senha para acesso. 

p.s: As senhas são incluidas individualmente após configuração de usuário. Para tal, segue passos: Em seu acesso, vá ao campo de Configurações > Meus Dados > Adicione sua Senha.

 

TEMA: TAXA DE CONDOMÍNIO

 

Não peguei a chave do meu apartamento na Construtora e já recebi a taxa de condomínio, devo pagar??

Resp: Quando a Élis Adm. Cond. envia a taxa de condomínio para os proprietários, seja ele morador ou não, são com base em informações fornecidas pelo condomínio e construtora. Em casos de dúvidas da responsabilidade do pagamento, deve-se entrar em contato com a central de atendimento da sua construtora para avaliar a responsabilidade do pagamento.  

 

Não recebi meu condomínio e estou pagando multa e juros por atraso. Por quê??

Resp: Todas as taxas de condomínio são encaminhadas via protocolo de entrega com tempo hábil de no mínimo 5 (cinco) dias de antecedência para pagamento. Em casos de não recebimento, o condômino deve entrar em contato dentro do prazo de vencimento solicitando sua via ou pelo acesso ao Portal Online retirando a sua 2º via. 

A falta do contato não inibi a responsabilidade do pagamento. Assim, incide Multa e Juros conforme previsto em Lei e em Convenção Condominial. 

 

O que é a Fração Ideal??

Resp: Muitos condomínios trabalham com rateio da taxa de condomínio via a fração ideal de cada unidade. Tal fração ideal é a parte indivisível e indeterminável das áreas comuns e de terreno, proporcional à unidade autônoma de cada condômino.

 

O Condomínio pode protestar uma taxa de condomínio??

Resp: Todo condomínio deve trabalhar através de deliberações de Leis. Para efetuar tal protesto, o condomínio deve retificar a Convenção para que haja uma previsão legal. E após, adequar alguns dados que deverão estar contidos nos boletos de pagamento das taxas de condomínio pelo Condômino.

 

Quais são as taxas de juros que devem ser cobradas no caso de atraso do meu condomínio??

Resp: Poderão se cobrados até 1% de juros, no caso de atraso, mais 2% de multa e correção monetária. 

A Élis Administradora de Condomínio não se responsabiliza pelas cobranças a maior que as apresentadas acima quando ocorre aprovação em convenção. Assim, ocorre a solicitação formal da cobrança. 

 

TEMA: BEM ESTAR NO CONDOMÍNIO

 

Se houver um furto na garagem do meu condomínio, o condomínio pode ser responsabilizado? ?

Resp: O condomínio será responsabilizado apenas se houver um vigia na garagem, caso contrário o condomínio não será responsabilizado pelos danos causados ou furto. 

 

Existe previsão de multa para um condômino antisocial??

Resp: O Código Civil prevê a aplicação de multa no valor de até o décuplo da taxa de condomínio para o condômino considerado antisocial, desde que haja 3/4 de aprovação dos proprietários em assembléia. 

 

Se for atirado ou cair um objeto pela janela e causar danos a terceiros, quem será responsabilizado??

Resp: O condomínio somente estará isento de responsabilidade se conseguir identificar de onde foi atirado o objeto, pois a impossibilidade de identificação do exato ponto de onde parte a conduta lesiva impõe ao condomínio arcar com a responsabilidade reparatória por danos causados à terceiros.

Lembrando que quando ocorre a situação condominio, são todos os moradores.  

 

No Condomínio é permitido a manutenção de animais, mesmo que o regimento interno proiba?

Resp: Podemos encontrar muitas decisões judiciais a favor dos animais em condomínios. Mais temos que lembrar que essas decisões são levadas em consideração quando o animal não prejudica o sossego, segurança, higiene e saúde dos moradores do condomínio.

 

O que fazer caso o meu vizinho faça muito barulho?

Resp: Os sons que causam pertubação aos vizinhos podem ter diversas origens, como: reforma nos apartamentos, latidos de cachorros, uso de furadeiras, TV e aparelhos de som com volume elevado, instrumentos musicais, algazarras, etc. Sendo constatado que o barulho está tirando o sossego dos moradores, deverá ser reprimido. O síndico junto sua administradora deverá seguir o que estiver estabelecido no Regimento Interno ou na Convenção do Condomínio. Suas ações devem ser em primeiro momento: Advertência, se caso não acatada, deve ser aplicado Notificação seguida de Multa.

 

TEMA: LEI CONDOMINIAL

 

É permitida a divulgação de inadimplentes??

Resp: No caso do síndico estar prestando contas, é recomendado que haja a divulgação das unidades autônomas inadimplentes. O que se deve observar é que NÃO PODE haver divulgação do nome da pessoa inadimplente e, sim, a unidade. 

 

Qual é o quórum para a aprovação da retificação da convenção de um condomínio??

Resp: Para que haja a retificação da Convenção de um condomínio é necessária a aprovação de no mínimo 2/3 dos proprietário, mas a Convenção poderá estipular um quórum maior. 

 

A reeleição do síndico é permitida pela lesgilação?

Resp: No código civil e na antiga lei do condomínio podemos encontrar a reelição de um síndico. O mandato maximo deve ser de 2 anos.

A convenção do condomínio pode prever um prazo menor e que não seja permitido a reeleição sucessiva visando um descanso do síndico e a possibilidade de outras pessoas conhecerem e exercitarem a melhor forma de administrar um condomínio.

 

 

 

Rua Capivarí, nº 304 / Sala 02 – Bairro Serra. Belo Horizonte/MG. CEP: 30.220-400
(31) 2516-0826 / (31) 2516-2160